Um projeto da Universidade Central do Paraguai (UCP) em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Pedro Juan Caballero, está investigando a incidência de parasitoses em alunos da rede pública de ensino da Capital do Departamento de Amambay.
Denominado Projeto Saúde 360, tem como foco detectar onde existe o problema e traçar estratégias para o combate dos parasitas intestinais.
Para isso foram realizadas coletas de sangue e fezes que estão passando por exames laboratoriais e os alunos que apresentarem alguma infestação passarão por tratamento adequado e receberão os cuidados médicos por parte dos profissionais de Universidade Central do Paraguai. Participam do estudo alunos das escolas Doutor Gaspar Rodrigues de Francia do Bairro Marechal Estigarribia, Escola São Alfonso do Defensores Del Chaco e Escola Elisa Linch do bairro Obrero.
Depois das análises será feita uma investigação de parasitoses de maior incidência, a melhor forma de tratamento e como a contaminação afeta a saúde e o desenvolvimento escolar das crianças e adolescentes. O projeto visa não apenas compreender o problema, mas também desenvolver programas de combate às parasitoses intestinais e seus efeitos em escolares. Isto pode incluir recomendações de tratamento, educação sobre higiene e prevenção e colaboração com autoridades de saúde e educação.
Na próxima fase, as escolas receberão atendimento médico por meio do monitoramento de fatores de saúde que podem resultar em melhor desenvolvimento do aprendizado e desempenho na etapa escolar.